O SNS e os desafios da transição digital

Em finais de 2017, Portugal iniciou a preparação de uma estratégia de médio e longo prazo, a Estratégia Portugal 2030.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), recentemente aprovado durante a presidência portuguesa da União Europeia, resulta, em grande medida, dessa estratégia e tem como principais instrumentos de política o Quadro Financeiro Plurianual 2030 e o Next Generation EU, um novo instrumento/fundo para a recuperação da União Europeia (UE), no montante de 750 mil milhões de euros, que reforçará o orçamento da UE com novo financiamento, obtido nos mercados financeiros, através da contração de empréstimos nos mercados de capitais.

Trata-se do maior pacote de medidas alguma vez financiado pelo orçamento da UE: 16.644 Milhões de Euros (M€) a que se soma a possibilidade de recurso adicional a empréstimos no valor de 2.300 M€, “para uma Europa mais verde, mais digital e mais resiliente”.

A Transição Digital está no centro da estratégia do ciclo de fundos estruturais 2021-2027, com cerca de 2.500 M€, e considera cinco componentes:

1. Empresas 4.0
  2. Qualidade e sustentabilidade das finanças públicas
  3. Justiça económica e ambiente de negócios
  4. Administração Pública: capacitação, digitalização e interoperabilidade
  5. Educação digital.

(...)

Artigo completo na TecnoHospital nº106, jul/ago 2021, dedicada ao tema 'Logística e Processo Informático de suporte à Vacinação COVID-19'

Carlos Santos

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt