Novo recorde de transplantes de órgãos em Portugal

Nos primeiros seis meses do ano foram transplantados em Portugal 498 órgãos, um novo recorde da década, ultrapassando o anterior máximo registado nos primeiros seis meses de 2016, que foram 476.

Os dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) revelam que no primeiro semestre foram transplantados mais 133 órgãos (36,4 por cento) do que no mesmo período de 2022, ano em que acabaram por ser realizados 814 transplantes no total, mais 15 do que em 2021.

Um dos marcos é ter sido já igualado o número de transplantes cardíacos feitos em 2022, com o 37º transplante de coração realizado no Serviço Nacional de Saúde no passado dia 10 de agosto.

Vários hospitais aumentaram atividade nesta área, como é o caso do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) que nos primeiros seis meses deste ano esteve envolvido na doação de 19 órgãos vitais para transplantação, provenientes de sete dadores.

Com este resultado, em apenas um semestre o CHMT superou os cinco dadores e 12 órgãos colhidos durante todo o ano de 2022.