Medidas de eficiência implementadas no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

(...) Apesar de já existir há muito uma gestão de energia eficaz e criteriosa, essa preocupação de eficiência energética ganha especial ênfase nos dias de hoje, face aos elevados preços que as diferentes fontes de energia atingiram.

Nunca podemos esquecer que todas as ações que se desenvolvam neste âmbito não se podem desviar do foco principal do CHTS, que é manter, e se possível até aumentar, a qualidade do serviço prestado à grande população da nossa área de influência (quase 500 mil pessoas, ou seja, 5 % da população portuguesa, distribuída por 12 concelhos em quatro distritos).

Na política de eficiência energética, tendente à redução do consumo, assentamos a nossa ação de racionalização com recurso a diferentes medidas, seja de substituição de equipamentos existentes por outros mais eficientes, ou com a utilização de energias alternativas. O cenário de fundo é sempre o de garantir o conforto dos nossos utentes, assegurando a viabilidade técnico-económica das soluções a adotar.

O edifício do Hospital Padre Américo, em Penafiel, foi construído no início do século, havendo, desde a abertura, uma grande preocupação com opções de gestão eficaz.

Numa ótica de melhoria contínua, desde a abertura desta Unidade Hospitalar que se vem acompanhando a evolução das tecnologias que permitam um melhor desempenho e uma melhor eficiência energética e, dentro do possível, promover a sua implementação, com os consequentes cortes nos consumos de energia e nos custos da saúde.

Relativamente à energia elétrica, e acompanhando a evolução das novas tecnologias, têm sido várias as medidas implementadas ao longo dos anos. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº115, jan/fev 2023, dedicada ao tema 'Energia: eficiência e novos recursos nos hospitais'

Carlos Alberto Silva

Presidente do Conselho de Administração (CEO) do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa