Médicas do CHULC apresentam projeto de gestão de resíduos hospitalares

Fotografia: Philippe Spitalier_Unsplash

Um grupo de médicas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) desenvolveu um plano de melhoria que está a ser implementado nos blocos operatórios do centro hospitalar, com o foco na gestão de resíduos hospitalares

Da autoria de Cristina Romão, Patrícia Santos e Filipa Farias, o documento “Plano Estratégico e Operacional de Sustentabilidade Ambiental no Bloco Operatório”, que resulta de dois projetos de investigação – “Bloco operatório verde - sustentabilidade ambiental” e “UCA verde - sustentabilidade ambiental” –, destaca o objetivo de promover a implementação de medidas e comportamentos que resultem num menor impacto ambiental, no âmbito da atividade dos blocos operatórios do CHULC.

O plano está a ser apresentado em várias sessões de formação.

“O tema da sustentabilidade ambiental e´ marcado pela preocupação sobre a escassez dos recursos naturais, com a poluição, com as alterações climáticas e com as respetivas consequências nos ecossistemas. Um dos maiores contribuidores para o impacto ambiental, entre as organizações prestadoras de cuidados de saúde, são os hospitais”, referiu a médica anestesiologista Cristina Romão, citada em comunicado.

“O Bloco Operatório em concreto, caraterizado pela sua complexidade e por ser um grande consumidor de recursos e, consequentemente, um grande produtor de resíduos hospitalares, deve ser o motor de inspiração de um projeto estratégico de gestão ambiental e apresentar-se como um impulsionador para toda a organização hospitalar”, acrescentou Cristina Romão.