Manutenção Preditiva – Do Sensor à Decisão Proativa na Manutenção

A Manutenção Preditiva é uma forma de Manutenção Planeada que, não obstante utilizar meios adicionais, quando comparada com a sistemática, tais como leitura offline ou online de dados da condição dos Ativos Físicos, usualmente permite incrementar a Disponibilidade desses mesmos Ativos. Por consequência, importa identificar quais os Ativos Estratégicos das Unidades de Saúde que devem ser alvo de acompanhamento continuado da sua condição, dos meios tecnológicos necessários, do contributo destes para o incremento da sua disponibilidade, bem como do valor acrescentado para a segurança dos pacientes, em particular, e dos utentes, em geral.

Enquadramento Global

Em termos de engenharia, a humanidade vive um momento importante com a implementação da Indústria 4.0, e a consequente digitalização dos processos. Neste âmbito, a aquisição do comportamento dos processos através da instrumentação, utilizando sensores/transdutores, assume um papel importante. Muitas tecnologias de aquisição consolidadas permitem executar esta tarefa, mas o custo financeiro depende exatamente da concretização de hardware e firmware.

No sector industrial os métodos de controlo dos processos já incluem a sensorização através dos sistemas de automação, salvaguardando a informação baseada nos dados a montante. Deste ponto de vista, os fabricantes de autómatos e as diversas redes industriais assumem papel importante nesta função. Na maioria dos casos estes sistemas permitem a recolha de dados dos equipamentos de forma estruturada, ou seja, associados a um timestamp (data e hora da recolha da informação).

Existem, contudo, vários setores onde esta sensorização passa pelos fabricantes dos equipamentos, como é o caso do setor biomédico, por exemplo. O aspeto mais relevante em qualquer sistema de aquisição é garantir uma correta aquisição e referenciação temporal.

No setor da saúde, os equipamentos hospitalares podem, de futuro, efetuar aquisição do seu próprio estado adquirindo, por exemplo, a tensão de alimentação elétrica a que são sujeitos, a temperatura, sistemas de auto calibração, vibração, tempos de utilização, etc. (...)

Em colaboração com Inácio Fonseca, CEMMPRE – Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, Universidade de Coimbra e ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra

Artigo completo na TecnoHospital nº105, mai/jun 2021, dedicado ao tema 'Manutenção, monitorização e predição de Instalações e Equipamentos de Saúde'

José Torres Farinha