IPO de Lisboa investe em eficiência energética

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) vai investir 6,9 milhões de euros em equipamentos e infraestruturas de produção central de água quente e água fria através da instalação de quatro chillers/bombas de calor industriais de última geração.

Deste valor, 6,5 milhões provêm de fundos comunitários, ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência – POSEUR. Com este investimento, o hospital espera reduzir a fatura energética em cerca de meio milhão de euros por ano.

O programa vai permitir trocar duas caldeiras a vapor, instaladas na década de 70, além de 51 chillers, que irão ser substituídos por um sistema de produção centralizada de água quente e fria.

O financiamento do POSEUR vai ainda possibilitar a substituição de 22 elevadores por equipamentos mais modernos e com condições para transportar pessoas de mobilidade reduzida. O investimento contempla também o isolamento térmico da cobertura do Pavilhão de Rádio e a instalação de um parque fotovoltaico na cobertura do Pavilhão Central.

Este investimento resulta de uma candidatura do IPO Lisboa a uma linha de financiamento do POSEUR, que visa aumentar a eficiência energética nos edifícios da administração pública, através da instalação de equipamentos e redes de elevada eficiência energética, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis, as emissões de carbono e a fatura energética.

Os projetos deverão ficar concluídos até abril de 2020.

Mais informação em https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/03/02/ipo-lisboa-investimento-de-69-me/