Instalação de um sistema solar térmico no Hospital Dr. Francisco Zagalo, Ovar

O Hospital Dr. Francisco Zagalo, Ovar (HFZ-Ovar), é uma instituição que tem a seu cargo uma das mais nobres e exigentes missões no contexto onde se insere: a prestação de cuidados de saúde à população.

Estamos conscientes de que a prestação de bons cuidados de saúde públicos à população, com qualidade, segurança e humanidade, segundo a lógica de universalidade, acesso e equidade, é vital para garantirmos qualidade de vida à comunidade.

E pautamos a nossa ação sem perdermos a noção da sustentabilidade e assumindo sempre que a atividade do Hospital é desenvolvida no estrito cumprimento das orientações definidas pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde e das respostas possíveis para este Hospital em concreto.

Nesta linha de ação com preocupação com a sustentabilidade, desde 2011 que o HFZ-Ovar integra o grupo de instituições do SNS que aderiram ao PEBC (Plano Estratégico do Baixo Carbono) & Eco.AP, pelo que, seguindo as orientações do Guia de Boas Práticas para o Setor da Saúde, estamos empenhados em implementar o maior número de medidas que nos permitam alcançar grandes reduções no nosso consumo energético. Pelo compromisso demonstrado, o HFZ-Ovar viu o seu trabalho reconhecido ao vencer o Prémio EDP energia elétrica e ambiente 2014.

Medidas de reforço da eficiência

O Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) mantém-se, assim, focado em várias iniciativas que poderão contribuir para alcançarmos os nossos objetivos, nomeadamente: instalação de iluminação LED e sensores de movimento; aplicação de redutores de caudal nas torneiras e chuveiros mais eficientes; monitorização rigorosa de setpoints dos sistemas de climatização, ajustando-os consoante as condições climatéricas. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº98 mar/abr 2020

Rui Morteira, responsável pelo Serviço de Instalações e Equipamentos no Hospital Dr. Francisco Zagalo