Inaugurado Centro de Diálise em Chaves

• 25 março 2024, segunda-feira

Fotografia: SNS

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, inaugurou o novo Centro de Responsabilidade Integrado – Centro de Diálise, em Chaves.

Esta nova unidade da Unidade Local de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro representa um investimento de 700 mil euros na resposta pública para as pessoas com doença renal.

Na inauguração do centro, o secretário de Estado destacou a importância deste investimento para a região, para a ULS e, sobretudo, para as pessoas, uma vez que é alargada a capacidade de resposta às pessoas com doença renal crónica.

De acordo com a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro, o CRI – Centro de Diálise conta com equipamentos inovadores de última geração, bem como com as técnicas mais modernas de tratamento hemodialítico.

Assim, os utentes desta ULS “veem reforçado, em proximidade, o acesso a uma resposta diferenciada e de qualidade. O facto de o serviço funcionar num modelo de Centro de Responsabilidade Integrado também vai permitir o estímulo do trabalho em equipa”, lê-se em comunicado divulgado pela Serviço Nacional de Saúde.

Criada no início de janeiro, a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro integra 59 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, em 23 centros de saúde, que em conjunto com as três unidades hospitalares – Vila Real, Chaves e Lamego – dão resposta a uma população de cerca de 369 mil habitantes.