Inauguração do novo Hospital de Sintra no 1º trimestre de 2024

O novo hospital de Sintra vai ser inaugurado no primeiro trimestre de 2024, anunciou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, durante a sessão parlamentar sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Manuel Pizarro falava no encerramento da sessão parlamentar, que decorreu a pedido da Comissão Parlamentar de Saúde e à qual assistiu, nas galerias, a ex-diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

No passado mês de maio, Manuel Pizarro visitou as obras de construção do futuro hospital de Sintra, no bairro da Cavaleira, freguesia de Angueirão-Mem Martins, tendo na altura garantido que a unidade estaria em funcionamento no primeiro semestre de 2024 e que iria recrutar 600 profissionais.

Segundo disse na altura o governante, o hospital será entregue “pronto e equipado no primeiro trimestre de 2024”, mas entrará em funcionamento “progressivamente, não sendo tudo de um dia para o outro”.

O primeiro serviço a entrar em funcionamento, segundo o ministro, será o “Serviço de Urgência, depois previsivelmente as consultas externas e, finalmente, os blocos operatórios e o internamento da unidade de convalescença, com cerca de 60 lugares [camas]”.

Segundo Manuel Pizarro, para que o hospital esteja em “pleno funcionamento” será necessário o “recrutamento de 600 profissionais”, que não vão entrar todos no mesmo dia, mas sim progressivamente, com uma parte proveniente de outras unidades do SNS, do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra).

O novo hospital, cuja construção arrancou em agosto de 2021, com um investimento do município de mais de 45 milhões de euros, irá servir cerca de 400 mil utentes e está a ser construído no bairro da Cavaleira, junto à Autoestrada 16.

O investimento total será de cerca de 70 milhões de euros, sendo a parte do investimento do Governo financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.