As implicações da Pandemia nas Infraestruturas e Tecnologias da Saúde

O período recente, vivido em tempos de pandemia, implicou uma adaptação rápida das instalações e equipamentos de saúde às condicionantes exigidas pelo forte afluxo de doentes às unidades hospitalares, colocando à prova a capacidade de resposta dos engenheiros e técnicos de saúde na adaptação de instalações e infraestruturas às necessidades de funcionamento nas condições adequadas ao apoio do trabalho dos profissionais de saúde.

Para abordar o tema proposto convidámos técnicos das áreas mais solicitadas a dar resposta para recolhermos os seus testemunhos e o destaque de alguns aspetos das boas regras de construção e de utilização que, apesar de conhecidas e muito debatidas no passado recente, foram importantes neste período crítico.

Temos, assim, um artigo sobre arquitetura onde se destaca a necessidade de ampliação de instalações de cuidados intensivos, a importância dos acabamentos e do estabelecimento de circuitos adequados dentro das unidades de saúde, bem como uma referência às vantagens da aplicação dos sistemas BIM no desenvolvimento dos novos projetos.

A necessidade de intervenção nos sistemas de Ar Condicionado e Ventilação (AVAC), alterando conceitos, e os efeitos da pandemia nas instalações de gases medicinais, particularmente na distribuição de Oxigénio, constituem os temas de outros dois artigos.

Tornou-se igualmente uma preocupação acrescida o controlo das contaminações cruzadas por contacto com superfícies, assunto igualmente abordado neste dossier, que se completa com o testemunho das diversas soluções adotadas para adaptação às exigências funcionais em condições de emergência pandémica, num grande hospital (Hospital de Santa Maria, em Lisboa).

Com os cinco temas tratados neste dossier procurámos contribuir para a necessária reflexão sobre alguns aspetos a ter em conta na programação funcional e no projeto de novas unidades de saúde ou de remodelações de serviços existentes.

Em colaboração com José Batista

Leia a TecnoHospital nº107, set/out 2021, dedicada ao tema 'As implicações da Pandemia nas Infraestruturas e Tecnologias da Saúde'

José Graça Rocha

Engenheiro Mecânico