ICNAS – Física Nuclear ao Serviço da Saúde

• 31 agosto 2023, quinta-feira

Já todos ouvimos falar de Física Nuclear. Muito para além das questões mediáticas em torno da energia nuclear, muitas outras tecnologias nucleares estão desde há muito disponíveis à sociedade, com aplicações concretas e enormes mais-valias. Por exemplo, os métodos de datação com Carbono-14 há muito provaram a sua utilidade, bem como a utilização de Raios-X na indústria e na medicina. A engenharia nuclear encontra, de facto, inúmeras aplicações nas ciências médicas, para fins terapêuticos ou na forma de ferramentas de imagiologia nuclear. É neste último âmbito que se desenvolvem as atividades do ICNAS – Instituto de Ciências Nucleares Aplicares à Saúde.

O ICNAS é uma unidade orgânica de investigação da Universidade de Coimbra que tem como objectivo a investigação pluridisciplinar e translacional, básica e clínica, utilizando técnicas nucleares, sob o lema “da molécula ao Homem”. São centrais e representativos das actividades do ICNAS os tomógrafos PET (do inglês Positron Emission Tomography). Estes equipamentos (de que existem 17 em Portugal) permitem seguir, quantificar e avaliar a biodistribuição no organismo de um biotraçador escolhido especificamente para a patologia em causa. A localização deste biotraçador é possível através da detecção do local de emissão da radiação resultante da interação com a matéria do positrão libertado pelo decaimento de um isótopo radioactivo ligado ao biotraçador. O conjunto biotraçador – isótopo radioactivo é denominado de Radiofármaco, e o princípio do seguimento da sua biodistribuição – princípio dos marcadores radioactivos – que valeu o prémio Nobel ao húngaro Georg Hevesy - é a base da imagiologia com Medicina Nuclear, onde se inclui a PET.

A imagiologia PET, que hoje se conjuga com a Tomografia Computorizada, nos tomógrafos PET-CT, não é invasiva e apresenta enorme mais-valia clínica por permitir obter simultaneamente informação tridimensional funcional e morfológica, de corpo inteiro, apenas com uma simples injecção de uma pequena quantidade de um radiofármaco. Boa parte da investigação nesta área consiste no desenvolvimento de biomarcadores radioactivos específicos para cada patologia, nas áreas da oncologia, da neurologia e da cardiologia. (...)

Por Antero Abrunhosa, diretor do ICNAS; Sérgio do Carmo, físico do ICNAS; e Francisco Alves, físico responsável do ICNAS

Artigo completo na TecnoHospital nº118, jul/ago 2023, dedicada ao tema 'Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte I'