HVFX realiza exames AngioTAC cardíacos

• 23 janeiro 2024, terça-feira
  • Gestão

Fotografia: HVFX

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) realizou, pela primeira vez, no dia 11 de janeiro, exames AngioTAC cardíacos, permitindo ao utente realizar este exame na sua unidade de referência geográfica, evitando deslocações a outras unidades hospitalares.

De acordo com o HVFX, este é mais um passo na diferenciação de diagnóstico na patologia cardíaca que facilita a avaliação da anatomia da árvore coronária, permitindo verificar a existência ou não de doença obstrutiva.

Este exame usa a mais recente tecnologia de Tomografia Axial Computorizada, com múltiplas colunas de detetores, de última geração, com imagens a alta velocidade, que permitem “frisar” o movimento do coração ao bater e, desta forma, obter imagens detalhadas das artérias coronárias e estruturas cardíacas com alta definição.

“Esta diferenciação só é possível pela aquisição do novo equipamento de TAC, em funcionamento desde 2023, que permite novas potencialidades na área do diagnóstico, complementado com reforço tecnológico”, lê-se no comunicado divulgado pelo hospital.

A realização do AngioTAC no HVFX evita, assim, a transferência de doentes para hospitais de Lisboa sujeitando os doentes às respetivas listas de espera, e diminui o tempo de resposta quer para a realização do exame quer para a resposta terapêutica adequada.