HVFX implementa consulta de Follow-Up ao doente crítico e família

• 30 março 2022, quarta-feira

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), EPE, implementou, no início de 2022, a Consulta de Follow-Up ao Doente crítico e família.

O projeto foi desenvolvido com o objetivo geral de acompanhar os doentes e suas famílias após internamento na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), de forma a prevenir e detetar problemas físicos, psicológicos, cognitivos e sociais.

A consulta de Follow-up ao doente crítico e família tem ainda como objetivos específicos avaliar e diagnosticar sequelas nos domínios físico, psicológico e cognitivo, relacionados com o internamento em UCI, referenciar para consultas de especialidades médica, de enfermagem, nutrição, serviço social ou outras, promover a articulação com os Cuidados de Saúde Primários, identificar as alterações na qualidade de vida dos doentes/família após o internamento na UCI, otimizar o potencial de recuperação do doente e diminuir a taxa de morbilidade e reinternamento.

De acordo com o HVFX, este projeto pretende assim, acompanhar o utente e família após a alta da UCI, avaliando a sua qualidade de vida e detetando a eventual existência de ansiedade, depressão, stress pós-traumático, ou de outras consequências do internamento.

Para a concretização do projeto foi definido um plano de acompanhamento do doente e família, que decorre em três momentos distintos, de modo a que seja possível detetar alterações ou vulnerabilidades e fazer o encaminhamento necessário para outras especialidades.

Este projeto foi desenvolvido pelo grupo de enfermeiros da área de especialidade Médico-Cirúrgica – Pessoa em Situação Crítica, e envolve uma equipa multidisciplinar com articulação entre consulta médica e consulta de enfermagem, enquanto trabalho complementar.