HVFX implanta registador de eventos cardíacos

• 03 julho 2023, segunda-feira
  • Gestão

A equipa de Cardiopneumologia do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) realizou o primeiro implante de dispositivo registador de eventos cardíacos no dia 27 de junho.

Vitor Branco é utente do HVFX e foi quem recebeu a primeira intervenção. Trata-se de um pequeno dispositivo que é implantado debaixo da pele, sob anestesia local, através de uma pequena incisão com menos de um centímetro. Um procedimento minimamente invasivo e que permite que o utente regresse a casa uns minutos depois da intervenção.

De acordo com o HVFX, este equipamento é disponibilizado com um sistema monitorização remota que permite uma avaliação à distância do aparelho e possibilita o envio de notificações perante a presença de determinadas arritmias cardíacas.

O cardiologista que realizou este primeiro implante, Nelson Cunha, destacou “a mais valia de uma monitorização contínua, durante cerca de quatro anos, que permite fazer a monitorização electrocardiografica do utente”.

Já a cardiopneumologista Marta Gomes salientou a possibilidade de “serem detetados possíveis arritmias precocemente”, tendo demonstrado satisfação pelo desenvolvimento de uma técnica nova no hospital.