HSOG desenvolve projeto para doentes respiratórios

• 21 março 2022, segunda-feira

O Serviço de Pneumologia do Hospital Senhora da Oliveira-Guimarães (HSOG) desenvolveu o projeto “Ecoendoscopia brônquica – exame inovador na abordagem de doentes respiratórios no HSOG”.

Este projeto, implementado durante o ano de 2020, responde às necessidades dos utentes do hospital, mas também se encontra atualmente a receber utentes de fora da sua área de influência.

A ecoendoscopia brônquica é uma técnica que permite adquirir imagens e informações cruciais além do lúmen e mucosa da arvore traqueobrônquica, permitindo a avaliação de estruturas extraluminais – intramurais, paratraqueais, parabronquicas e mediastínicas – com melhor detalhe comparativamente a outros métodos de imagem, nomeadamente a tomografia axial computorizada (TAC) convencional.

“Representa um dos avanços tecnológicos e técnicos mais importantes na área da broncologia nos últimos anos, e existe evidência científica substancial que confirma a sua eficácia em várias situações clínicas”, lê-se em nota divulgada pelo Serviço Nacional de Saúde.

Além de providenciar informações da parede das vias aéreas e estruturas circundantes, esta técnica possibilita a obtenção de amostras histológicas de lesões pulmonares centrais ou periféricas sob controlo ecográfico, com potencial para melhorar a rentabilidade diagnóstica e otimizar o tratamento do doente.

De acordo com o HSOG, foram efetuados, até ao momento, 153 exames, e na avaliação dos dados deste período inicial foi apresentada uma rentabilidade técnica de 100 por cento e uma rentabilidade diagnóstica de 82 por cento.