Hospitalização Domiciliária da ULS do Oeste libertou 15 mil dias de internamento

Fotografia: ULS do Oeste

Em cinco anos de atividade, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste atendeu mais de 1 500 doentes em casa, libertando 15 881 dias de internamento hospitalar convencional.

Durante esse período, foram realizadas 27 010 visitas e percorridos 419 069 quilómetros pelos concelhos da área de influência da ULS do Oeste.

Os doentes referenciados para a UHD provêm da ULS do Oeste, do Serviço de Urgência, da Consulta Externa e dos Cuidados de Saúde Primários.

A UHD possui duas equipas localizadas nas Unidades Hospitalares de Caldas da Rainha e Torres Vedras. Cada equipa é composta por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica e uma nutricionista, com capacidade total de dez camas, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Em comunicado, o Conselho de Administração da ULS do Oeste destacou o profissionalismo e a dedicação das equipas da UHD, “cujo reconhecimento e satisfação dos utentes demonstram a importância deste serviço na região Oeste”.