Hospital Pedro Hispano realiza cirurgia inovadora da obesidade

O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, realizou as primeiras cirurgias sleeve para tratamento de obesidade em ambulatório.

Este procedimento inovador foi realizado a 5 de março, pela primeira vez em Portugal, por Gil Faria, cirurgião responsável pela Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

Esta abordagem permite o regresso do utente a casa no próprio dia com toda a segurança, uma vez que não será necessário o internamento. Gil Faria acredita que desta forma seja possível aumentar o número de doentes intervencionados, para cerca de cem doentes/ano, aumentando a capacidade de resposta.

Os doentes são submetidos a uma gastrectomia vertical laparoscópica (também chamada “sleeve gástrico”), que consiste na remoção de uma parte do estômago. Dessa forma reduz-se a sua capacidade de armazenamento de comida, regulando o apetite e a saciedade, induzindo perdas de peso que podem atingir cerca de 40 por cento do peso corporal.