Hospital Fernando Fonseca lidera reclamações

O Hospital Fernando Fonseca registou, o ano passado, 2185 reclamações, num total de 70120 processos de reclamação recebidos pela Entidade Reguladora da Saúde.

As unidades do setor público com internamento receberam 14605 reclamações, enquanto as do setor privado receberam 5381, com o Hospital da Luz à cabeça, com 1149.

No setor social, o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa originou 105 das 381 reclamações dirigidas a este tipo de unidade com internamento.

Os hospitais em regime de parceria público-privada receberam 4916 reclamações, com o Hospital de Braga, que originou 1442, à cabeça.

A informação faz parte do relatório que o regulador divulgou acerca de reclamações, elogios e sugestões apreciados em 2017. As reclamações representaram 87,6 por cento dos processos, enquanto os elogios foram 11,2 por cento e as sugestões 1,3 por cento.

No capítulo das reclamações, o tema mais mencionado foi o dos procedimentos administrativos, com particular incidência na qualidade da informação institucional disponibilizada. Seguiram-se os tempos de espera e depois a focalização no utente.

Em matéria de elogios, 29,2 por cento foram para o pessoal clínico, a que se seguiu o funcionamento dos serviços clínicos das instituições, com 22,6 por cento.

A qualidade das instalações foi o parâmetro a merecer mais sugestões (28,5 por cento), a que se seguiu o funcionamento dos serviços clínicos.

Mais informação em https://www.ers.pt/uploads/writer_file/document/2231/Relat_rio_RECS_2017.pdf