Hospital de Braga vence Prémio Saúde Sustentável com projeto na área da oncologia

• 29 outubro 2021, sexta-feira

O Hospital de Braga foi vencedor do Prémio Saúde Sustentável na categoria dos cuidados de saúde centrados no cidadão com o projeto “Melhoria do Circuito do Utente no Hospital de Dia Oncológico”.

O Prémio Saúde Sustentável tem como objetivo a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.

Na edição deste ano, o Hospital de Braga foi vencedor com um projeto na área da oncologia desenvolvido no ano de 2020 que consistiu no apoio da consultora Lean Health Portugal e o envolvimento da equipa multidisciplinar do hospital que estudaram os processos do Hospital de Dia Oncológico com o objetivo de diminuir desperdício e melhorar a eficiência desta área hospitalar.

“A equipa multidisciplinar do Hospital de Dia Oncológico e a Lean Health Portugal trabalharam com o objetivo de garantir os mesmos níveis de excelência, centrado na experiência do utente e dos profissionais de saúde”, referiu o Hospital de Braga em comunicado divulgado.

O Hospital de Dia Oncológico foi analisado pormenorizadamente, identificando-se desperdícios e ineficiências, tendo sido definido e implementando um plano de melhoria aplicado no serviço.

Para o presidente do Conselho de Administração, João Porfírio Oliveira, “este prémio é o reconhecimento do trabalho e dedicação exemplar desenvolvido pelos profissionais deste hospital mesmo em época de pandemia”. O responsável acrescentou que “a atenção e o foco foi e será sempre o utente”.

De acordo com o Hospital de Braga, com este projeto, foram alcançados resultados “bastante positivos” em seis áreas distintas, nomeadamente na melhoria do circuito do utente que levanta a sua medicação oral, na otimização da utilização das salas do serviço, no circuito geral do utente, na melhoria da utilização das salas de tratamento e agendamentos, assim como na melhoria do circuito da folha verde e do espaço da equipa de farmácia.