Hospital de Braga distinguido na Cirurgia Pediátrica Minimamente Invasiva

• 17 novembro 2023, sexta-feira

Fotografia: Hospital de Braga

O Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga foi distinguido com dois prémios de prestígio no Congresso Anual de Cirurgia Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva, realizado em Évora nos dias 3 e 4 de novembro de 2023.

O estudo apresentado por Inês Braga, médica interna do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga, comunicou os resultados clínicos e de desempenho da equipa de Cirurgia Pediátrica, de uma técnica inovadora de reparação de hérnia inguinal sem cicatriz, submetida a mil crianças.

A técnica foi implementada, desenvolvida, aperfeiçoada e divulgada pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga, ao longo uma década, e “representa um marco no avanço da cirurgia para os mais pequenos e estabelece novos padrões de excelência para o tratamento da hérnia inguinal na criança”, referiu o diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga, Jorge Correia-Pinto.

O segundo prémio, na categoria de melhor vídeo, foi atribuído à apresentação do caso clínico de uma criança portadora de uma rara malformação das vias biliares. A abordagem laparoscópica, realizada por uma equipa multidisciplinar, foi destacada no vídeo editado por Sofia Martinho, médica interna no Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga.

O caso apresentado sublinha os benefícios da abordagem inovadora, que resulta da colaboração sinérgica entre diversas especialidades, representando um avanço significativo no tratamento de malformações biliares em crianças.

“As duas distinções são testemunho da dedicação contínua do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga com a excelência e cuidado dedicado aos utentes. O Hospital de Braga reforça, assim, o compromisso na promoção do avanço da Cirurgia Pediátrica, a procura constante por métodos cada vez menos invasivos nos procedimentos cirúrgicos em pediatria, e a liderança e inovação nesta área”, referiu o hospital em comunicado enviado à redação.