Centro Hospitalar do Oeste assistiu 500 doentes no domicílio

Em dois anos de atividade, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste prestou cuidados de saúde no domicílio a um total de 533 doentes, libertando 5.455 dias de internamento convencional no hospital, revelou aquela unidade em comunicado.

Isto equivaleu a 9749 visitas e 164.273 quilómetros percorridos. Dos 533 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,5 dias no internamento. Atualmente são referenciados para a UHD doentes internados no CHOeste, ou provenientes do Serviço de Urgência e da Consulta Externa, assim como dos cuidados de saúde primários. A atividade assistencial da equipa da Unidade de Torres Vedras esteve suspensa durante três meses no início de 2021, devido à necessidade de mobilização de recursos humanos para o internamento Covid-19.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste, devido às suas especificidades geográficas, tem em funcionamento duas equipas: uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras. As equipas, constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, têm a seu cargo uma lotação de 5 camas cada, traduzindo-se numa lotação total de 10 camas, que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.