HGO realiza cirurgia inovadora para reparação de hérnia incisional

• 10 janeiro 2023, terça-feira

A Unidade de Tratamento de Hérnias da Parede Abdominal do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Garcia de Orta (HGO) realizou recentemente, pela primeira vez, a reparação de uma hérnia ventral incisional por via videoendoscópica.

A técnica em questão, designada por eTEP (extended totally extraperitoneal), é um procedimento inovador que permite a reparação da hérnia de forma minimamente invasiva, com menos complicações e menos dor pós-operatória. Assim, esta cirurgia resulta em menos tempo de internamento e numa recuperação mais rápida do que a cirurgia aberta clássica ou mesmo a cirurgia laparoscópica convencional.

A hérnia incisional é um tipo de hérnia que surge no local cirúrgico de uma cirurgia prévia no abdómen. O tratamento depende das características da hérnia (tal como a dimensão e localização) e dos problemas associados do doente (como outras patologias e cirurgias prévias), podendo passar por uma cirurgia aberta ou por uma cirurgia por laparoscopia.

Mais recentemente surgiu uma nova abordagem minimamente invasiva, alternativa à laparoscopia convencional, a eTEP, em que se evita a entrada na cavidade abdominal. Esta via é a que, comprovadamente, permite reduzir substancialmente a dor pós-operatória, o risco de infeções, encurtar o tempo de internamento e acelerar o regresso à vida ativa, com maximização dos resultados a longo prazo, nomeadamente redução do risco de recorrência da hérnia ou de complicações relacionadas com a rede.

A primeira cirurgia vídeo-endoscópica a uma hérnia incisional no HGO foi efetuada com sucesso técnico e sem intercorrências, com uma redução substancial da dor pós-operatória e rápido retorno do doente à sua vida ativa.