HDS participa em projeto que usa tecnologia para criar valor em saúde

• 18 setembro 2023, segunda-feira

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) faz parte de um projeto inovador no âmbito da ‘Agenda Mobilizadora Health from Portugal’, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, desenvolvido em conjunto com outras cinco instituições de saúde em Portugal e duas empresas de tecnologias de informação.

O projeto, com um valor total de 173 321,10 euros, envolve o desenvolvimento e teste de uma solução tecnológica baseada na criação de valor em saúde, centrada no doente e na sua condição clínica. No HDS, o projeto será no âmbito do Tratamento Cirúrgico da Obesidade e das Cataratas.

De acordo com o HDS, pretende-se que a plataforma promova a integração e organização dos dados hospitalares em torno das condições clínicas selecionadas e permita aos gestores e equipas clínicas visualizar e analisar o percurso clínico do doente dentro do hospital, os custos associados e os resultados reportados pelos clínicos.

Esta solução tecnológica tornará possível ainda criar um ecossistema de melhoria e aprendizagem contínua, a partir da qual instituições de saúde nacionais e internacionais podem comparar os seus resultados por condição clínica e população alvo, no sentido de melhorar e/ou tornar mais eficientes os cuidados de saúde prestados.

A ‘Agenda Mobilizadora Health from Portugal’, com 88 parceiros, tem como objetivos a conceção, desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas inovadoras dirigidas aos mercados de saúde, nacionais e internacionais, posicionando Portugal com uma referência mundial no setor.