HDS lança aplicação móvel para facilitar interação com utentes

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) lançou a aplicação móvel myHDS com o objetivo de facilitar a interação dos utentes com o hospital, evitando, por exemplo, deslocações por motivos que podem agora ser resolvidos através das funcionalidades disponíveis.

Através da app myHDS, os utentes do HDS vão poder receber notificações das próximas consultas, cirurgias, tratamentos, exames e análises; consultar os agendamentos de atos clínicos; e visualizar as preparações de exames e análises.

De acordo com o HDS, os utentes podem ainda aceder a resultados de meios complementares de diagnóstico; efetivar a sua chegada ao hospital sem se deslocarem ao secretariado clínico ou quiosques, através da senha virtual; receber notificações quando a sua senha é chamada; ou aceder a informação sobre a sala de espera.

A app myHDS permite também aos utentes consultar o histórico dos episódios, obter a declaração de presença, consultar as taxas moderadoras em dívida ou obter informações úteis e notícias relevantes do HDS, entre outras funcionalidades.

A aplicação pode ser descarregada, gratuitamente, através do Google Play e da App Store.

O registo poderá ser realizado através da Chave Móvel Digital ou do número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

A app myHDS é um dos projetos de investimento implementado pelo Conselho de Administração, que tem como objetivo a modernização administrativa e tecnológica do hospital, com vista à transformação digital, privilegiando a vertente humanista e de proximidade com os utentes.

Segundo a presidente do Conselho de Administração do HDS, Ana Infante, a app MyHDS agora lançada “coloca o utente no centro do sistema indo ao encontro das suas necessidades”.

O desenvolvimento da app myHDS insere-se no projeto “MyHDS – Hospital Digital” cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA 2020), no valor total de 995 577,82 euros, que engloba um Sistema de Gestão Integrado de Atendimento (quiosques digitais), uma plataforma de Business Intelligence e um sistema de virtualização do posto de trabalho.