HDS implementa técnica inovadora no tratamento do derrame pleural

• 01 setembro 2023, sexta-feira

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou recentemente uma técnica inovadora para o tratamento e alívio de sintomas em doentes com derrame pleural recorrente (acumulação de líquido no espaço pleural).

Segundo o diretor do Serviço de Pneumologia, Gustavo Reis, esta técnica poderá vir a beneficiar muitos doentes.

“Os dois grupos principais serão os doentes com cancro do pulmão ou de outros órgãos em que ocorra envolvimento pleural com acumulação de líquido e também doentes com insuficiência cardíaca que podem também desenvolver derrame pleural recorrente sintomático”, explicou.

De acordo com o pneumologista no HDS Luís Rodrigues, “este é um procedimento minimamente invasivo, com baixo risco de complicações, que proporciona um alívio sintomático rápido e significativo e permite realizar drenagens periódicas do líquido acumulado sempre que os sintomas o justifiquem sem necessidade de novas punções”.

“Em muitos casos, o próprio doente ou seus cuidadores podem ser ensinados a fazer a drenagem no domicílio evitando deslocações e recurso ao hospital”, acrescentou.

O procedimento consiste na colocação de drenos tunelizados de longa duração em regime de ambulatório. Demora cerca de 20-30 minutos e o doente pode voltar ao domicílio imediatamente após a realização do mesmo.

A presidente do Conselho de Administração (CA) do HDS, Ana Infante, salientou que “a aposta crescente na diferenciação técnica tem sido um dos grandes objetivos do CA, de modo a oferecer os melhores cuidados aos seus utentes”.