HDS abriu especialidade de Imunoalergologia

  • 07 dezembro 2023, quinta-feira
  • Gestão

Fotografia: Hospital Distrital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) disponibilizou, desde há dois meses, a especialidade de imunoalergologia, o que foi possível com a chegada do imunoalergologista David Pina Trincão.

“A imunoalergologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças alérgicas e das doenças do sistema imunitário, pelo que a sua prática clínica envolve patologias de vários órgãos e sistemas”, destacou David Pina Trincão, em comunicado enviado pelo HDS.

De acordo com o HDS, o médico especialista tem estado envolvido na otimização do diagnóstico e tratamento da alergia alimentar, e farmacológica – com especial foco na elaboração de protocolos de dessensibilização.

O médico imunoalergologista tem intervindo também na participação multidisciplinar em casos complexos de imunodeficiência primária e tem colaborado ativamente com outros profissionais de saúde para promover a sensibilização e educação sobre as condições imunoalérgicas.

As suas principais áreas de intervenção abrangem a investigação e gestão da alergia respiratória, cutânea, alimentar e medicamentosa, bem como, os erros inatos de imunidade.

Nesta fase inicial, David Pina Trincão tem colaborado estreitamente com o Serviço de Pneumologia, mas o objetivo é alargar a atividade aos restantes serviços clínicos.

“Pretendo continuar a desenvolver protocolos inovadores, promover a educação sobre estas condições e colaborar estreitamente com os diversos serviços do hospital para proporcionar o melhor cuidado aos nossos doentes. O meu objetivo é contribuir para a evolução contínua da imunoalergologia no contexto hospitalar e na comunidade em geral”, concluiu.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.