HAJC abre unidade para tratamento de feridas complexas

• 10 fevereiro 2023, sexta-feira

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, abriu uma unidade de tratamento de feridas complexas em regime de ambulatório.

De acordo com o HAJC, no país são “cinco os enfermeiros portugueses com certificação internacional” nesta especialidade, três dos quais integram esta nova unidade.

A ferida complexa traduz-se numa “falha no processo de cicatrização onde se incluem, por exemplo, úlceras por pressão, úlceras de perna, pé diabético e feridas oncológicas; feridas que, pela sua complexidade e custos associados, carregam implicações muito negativas na qualidade de vida do doente e família”, referiu o HAJC.

Nas unidades de internamento do HAJC, o núcleo de prevenção e tratamento de feridas complexas já atuava no acompanhamento e tratamento destas patologias e, agora, com a criação desta unidade em regime de ambulatório, passa a ser prestado um serviço que constitui, nas palavras do enfermeiro diretor Artur Carvalhinho, “uma mais-valia na melhoria dos cuidados prestados e um importante contributo para a comunidade com elevados ganhos em saúde”.

Esta iniciativa surgiu para dar resposta às necessidades de uma população cada vez mais envelhecida, com “maior probabilidade de sofrer uma ferida complexa e indo de encontro aos eixos estratégico da instituição, que tem como missão ser um hospital de proximidade e ‘Amigo dos Mais Velhos’”, referiu Artur Carvalhinho.

O HAJC possui vários profissionais com formação avançada no tratamento de feridas, sendo que os três que integram a unidade foram recentemente certificados com o título de “Expert” no cuidado de Úlceras Por Pressão e Feridas Crónicas pelo Grupo Nacional para el Estudio y Asesoramiento en Úlceras por Presión y Heridas Crónicas em Logroño, Espanha.