Gestão ou Liderança?

No seu estilo inconfundível, Nadim Habib disse-nos que, nos últimos 10 anos, nada ou quase nada de substancial mudou na saúde em Portugal.

Mantêm-se as dificuldades no acesso ao mesmo tempo que os utilizadores dos serviços são mais esclarecidos e mais exigentes, persistem os problemas de subfinanciamento ou suborçamentação, a falta de integração de cuidados continua a ser a regra, a pressão dos resultados imediatos impede um planeamento eficaz.

Com o humor que lhe é tão intrínseco, dizia que, para a generalidade dos gestores, o conceito de “longo prazo” refere-se à próxima sexta-feira e “muito longo prazo” ao final do mês seguinte. Isto porque a maioria das pessoas vive sob a angústia da falta de tempo e, por isso, os profissionais de saúde que fazem formação, fazem-na ao sábado porque não têm tempo. A oferta formativa da Nova SB&E para profissionais da área financeira, por exemplo, tem lugar a meio da semana.

Mas então qual a razão ou quais as razões para que, nos últimos 10 anos, nada de substancial tenha mudado na saúde em Portugal? (…)

Artigo completo na TecnoHospital nº117, mai/jun 2023

Carlos Santos

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra