Gastrenterologia do CHUCB aposta em nova técnica minimamente invasiva

• 13 dezembro 2021, segunda-feira

O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) implementou a CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica), uma técnica minimamente invasiva utilizada para estudar e tratar várias doenças das vias biliares e do pâncreas.

Para assinalar a introdução desta técnica, o hospital contou, no dia 27 de novembro, com a presença do diretor do Serviço de Gastrenterologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Minho, Luís Lopes.

O médico, considerado uma referência nesta técnica, conta com mais de 6000 CPREs realizadas e considera este procedimento como “o estado da arte para o tratamento de um grande número de doenças do foro pancreatobiliar”.

Cálculos (pedras) localizados nos canais biliares são a indicação mais frequente para este procedimento, dado que permite a sua remoção com elevada eficácia e baixo risco de complicações na maioria dos doentes. Mas a CPRE é também um procedimento importante na abordagem de lesões/tumores das vias biliares e do pâncreas e em caso de pancreatite crónica.

Esta técnica endoscópica diferenciada comporta muitas vantagens em relação ao tradicional método cirúrgico, pois “é uma técnica muito menos invasiva, é muito melhor para o doente, tem menos mortalidade e menos morbilidade e ainda menos tempo de internamento”, esclareceu Luís Lopes, acrescentando que por norma o doente tem alta em menos de 24 horas, com uma recuperação muito mais rápida, menor dor e menos complicações.

Além de médicos e enfermeiros do Serviço de Gastrenterologia com formação técnica na área da CPRE, e de médicos do Serviço de Anestesiologia e de técnicos de Radiologia, os primeiros procedimentos foram conduzidos por João Fernandes, gastrenterologista responsável pela introdução da técnica neste centro hospitalar.