O caso prático de ferramentas de monitorização dos consumos da energia

A eficiência energética constitui uma opção dos agentes económicos com elevado grau de rentabilidade e com vasto campo de aplicação, devendo ser uma área de intervenção prioritária com vista à sustentabilidade das empresas. O foco principal da gestão é realizar os melhores resultados com os recursos disponíveis (menos).

A eficiência energética é possível de alcançar através da implementação de soluções energéticas, sustentadas numa avaliação rigorosa das condições de exploração das instalações. Merece especial relevância o desenvolvimento de projetos de engenharia suportados em ferramentas de simulação que permitam avaliar as medidas de otimização energética a implementar e a seleção de equipamentos de elevada eficácia energética.

Como garantia da viabilidade económica das medidas implementadas é fundamental a quantificação das poupanças obtidas de forma rigorosa, justificando desta forma a realização dos investimentos efetuados. Neste contexto têm merecido especial relevância as estratégias de Medição e Verificação (M&V) como processo de avaliação de dados medidos, permitindo a determinação de modo seguro do valor da poupança obtida.

A gestão de energia e do desempenho energético deve assentar no conhecimento dos sistemas consumidores, permitindo a elaboração de programas de atuação e de investimento visando a redução dos consumos energéticos. Neste processo ganham particular relevância os Sistemas de Monitorização de Consumos, parte fundamental na implementação da norma ISO 50001, norma de qualidade para a gestão de energia que permite uma abordagem sistematizada de monitorização de consumos e que define os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE), constituindo uma ferramenta indispensável no processo de planeamento energético.

José Caçote (Chief Marketing Officer (CMO/Diretor Marketing e Business Development) na ccenergia)

Liliana Matos (Gestora de Produto na ccenergia)

Artigo publicado na edição nº90 da TH

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.