Escolhida localização para o Novo Centro de Saúde das Lajes do Pico

O Governo açoriano recebeu do município das Lajes do Pico, na ilha de São Miguel, nos Açores, o terreno do antigo matadouro, para que ali seja construído o novo Centro de Saúde.

“Estamos a dar os primeiros passos para realizar um objetivo que é comum”, disse o presidente do Governo Regional José Manuel Bolieiro aos jornalistas, durante uma visita ao local.

A solução, segundo José Manuel Bolieiro, agrada ao executivo e à assembleia municipal das Lajes do Pico e ao Governo açoriano.

Segundo o líder do executivo regional, assumida a posse simbólica do espaço, o Governo vai iniciar os estudos para avançar com o projeto e a respetiva construção.

“Estamos a tratar de acesso aos cuidados primários de saúde”, apontou José Manuel Bolieiro, sublinhando que as futuras instalações terão “alta qualidade”.

Também observou que tendo em conta as atuais instalações onde funciona provisoriamente o Centro de Saúde, tem havido o máximo brilho, da parte dos profissionais, “na capacidade de servir bem a população”.

A construção do novo edifício irá “mudar a face” no acesso aos cuidados de saúde no município de Lajes do Pico, admitiu.

Sobre a localização do terreno, salientou que “é o sítio melhor” para construção do novo equipamento de saúde.

O assunto do novo Centro de Saúde também marcou a reunião do Governo dos Açores com o executivo municipal das Lajes do Pico.

No final do encontro, em declarações aos jornalistas, a presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum, referiu que a secretária Regional da Saúde assumiu o compromisso de inscrever verba “para o início das obras” no Plano e Orçamento da Região para 2024.

Segundo a autarca, esta data é “de muita felicidade para o concelho das Lajes do Pico” por ter sido apresentado o local onde vai ser construído o novo Centro de Saúde, que “era almejado pela população há décadas”.

“Ficamos muito felizes de isto [o processo de escolha do terreno] ter chegado a este ponto”, declarou.

Ana Brum lembrou que a autarquia regista a “abertura do Governo [Regional] e toda a cooperação para encontrar a melhor solução” para um problema “que era importante para toda a população”.

A Assembleia Municipal aprovou, no dia 26 de setembro, por unanimidade, a doação do terreno e o executivo entregou simbolicamente a chave do espaço ao Governo Regional no dia seguinte, para que no próximo Plano e Orçamento da Região possa ser inscrita “a dotação financeira para o projeto e também para o lançamento da obra, já no decorrer do próximo ano”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.