6,5 milhões para eficiência energética na ULS do Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai ser alvo de um investimento global no valor de 6,5 milhões de euros, que contempla obras estruturantes nas Unidades Hospitalares de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela, bem como a reconversão integral dos respetivos sistemas energéticos, segundo informa a ACSS.

O projeto, alvo de candidatura pela ULS Nordeste ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, tem já aprovado financiamento comunitário em 95 por cento.

Nesse âmbito, irão ser realizados trabalhos diversos de construção civil e de engenharia, como substituição de caixilharias de alumínio com corte térmico e pintura. Será também realizada a reconversão dos sistemas energéticos, possibilitando a gestão inteligente da energia nos edifícios hospitalares, com muito maior eficiência e menor impacto ambiental.

Prevê-se uma redução de consumo de energia primária de cerca de 30 por cento, concretizada através da utilização de tecnologia LED em toda a iluminação, aquecimento de água quente por painéis solares térmicos, sistema de gestão técnica centralizada, troca de equipamento de produção e distribuição térmica e produção de eletricidade por painéis fotovoltaicos para autoconsumo.

A ULS do Nordeste está já a preparar o concurso para dar início aos trabalhos previstos no âmbito deste projeto, orçado em 2,9 milhões e 3,5 milhões de euros para os Hospitais de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela, respetivamente.