Hospital de Viana do Castelo investe 3 milhões em eficiência energética

A Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir, em dois anos, mais de 3,2 milhões de euros no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para “obter ganhos de eficiência energética”, fez saber a unidade de saúde em comunicado.

A unidade de saúde viu a candidatura do investimento ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) aprovada, estimando, conforme esclarecimento prestado à Agência Lusa, uma poupança de mais de 222.282 euros com a opção de eficiência energética prevista no projeto.

Na informação da candidatura pode ler-se que “o Hospital de Viana do Castelo propõe-se reconverter os seus sistemas energéticos, de forma a obter poupanças significativas em termos de consumo de energia, mantendo e melhorando os outputs de serviço e de segurança no abastecimento”. Acrescenta-se ainda que a operação será realizada por via de medidas que incidam sobre “os principias drivers de consumo energético”.

Citado pelo Portal da Saúde, o hospital informa que as operações estarão centradas no sistema AVAC, “nas áreas de internamento, comuns e técnicas e na iluminação, com tecnologia LED, extensível a toda a área interior e exterior do Hospital de Santa Luzia”.

A conclusão da operação, inserida na categoria “Eficiência energética nas infraestruturas públicas”, está prevista para 31 de dezembro de 2019.