Dívida do SNS com o valor mais baixo da última década

  • 26 janeiro 2024, sexta-feira
  • Gestão

Fotografia: ibrandify_Freepik

O Serviço Nacional de Saúde (SNS), no final de 2023, apresentou o melhor resultado da última década em termos de pagamentos aos seus fornecedores.

Mantendo a trajetória de consolidação orçamental que visa a reversão do ciclo de endividamento crónico e de contínuo reforço orçamental do SNS, o Governo efetuou pagamentos no final de 2023, num montante superior a 1 200 milhões de euros, “contribuindo para o equilíbrio das contas e para a sustentabilidade da prestação pública de cuidados de saúde”, lê-se em comunicado divulgado pelo SNS.

Em resultado destes pagamentos, o valor da dívida total reduziu para 1 087 milhões de euros, o valor mais baixo registado na última década, e a dívida vencida ficou em 443 milhões de euros, o que representa uma redução para cerca de metade do valor registado em 2015.

“Os pagamentos efetuados contribuem, de modo decisivo, para uma gestão eficaz e eficiente dos recursos afetos ao serviço público de saúde, assegurando melhores condições de liquidez, gestão e responsabilidade orçamental para as instituições do SNS”, refere o mesmo documento.

O Orçamento do Estado para 2024 prevê para o SNS uma receita de impostos que ascende a 13,5 mil milhões de euros, mais mil milhões de euros face a 2023, o que representa um crescimento de 72 por cento face a 2015 e que projeta um exercício de equilíbrio orçamental para este ano.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.