Dia Mundial da Epilepsia assinala-se a 14 de fevereiro

  • 14 fevereiro 2023, terça-feira
  • Gestão

No dia em que se assinala a Epilepsia, a 14 de fevereiro, a IQVIA, uma empresa multinacional americana que atende as indústrias combinadas de tecnologia da informação em saúde e investigação clínica, divulgou dados sobre a doença.

Na Europa, estima-se que prevalência da Epilepsia seja de 8,2 por mil habitantes. Já a incidência varia entre os 28,9 e os 47 por cem mil habitantes.

Em Portugal, estima-se que prevalência da Epilepsia seja de 4,4 por mil habitantes.

Os dados divulgados pela IQVIA revelam que existe uma maior prevalência em homens (5,1 por mil habitantes) do que em mulheres (4,3 por mil habitantes), e que é mais comum em populações pediátricas e em adultos a partir dos 60 anos de idade.

Em Portugal, o consumo de medicamentos antiepiléticos registou um crescimento de 23,5 por cento nos últimos cinco anos, passando de 7,7 milhões de euros em 2018 para 9,5 milhões de euros em 2022

Em 2022, 63,5 por cento deste valor tem origem no retalho, enquanto 36,5 por cento ocorreu em hospitais.

A Epilepsia é uma doença de foco cerebral definida pela ocorrência de pelo menos duas crises não provocadas com intervalo superior a 24 horas; uma crise não provocada e probabilidade de novas convulsões semelhantes com risco de recorrência geral (de pelo menos 60 por cento) após duas convulsões não provocadas, ocorridas nos últimos dez anos; ou o diagnóstico de síndrome epilético.

Quando as crises cessam por dez anos, sem o recurso a medicamentos para convulsões nos últimos cinco anos, ou se for ultrapassada a idade aplicável num síndrome epilético dependente de idade, a Epilepsia é considerada resolvida.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.