Curso de Gastrenterologia Oncológica a 19 de maio

  • 10 fevereiro 2023, sexta-feira
  • Gestão

O auditório do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) vai acolher, no dia 19 de maio, a sexta edição do Curso de Gastrenterologia Oncológica, uma iniciativa que se destina a médicos e enfermeiros da área dos Cuidados de Saúde Primários.

O principal objetivo deste encontro é divulgar as recomendações atuais em torno de problemas clínicos da gastrenterologia oncológica e da endoscopia digestiva, bem como promover a discussão de casos clínicos e a interação entre gastrenterologistas do IPO Lisboa e colegas especialistas em medicina geral e familiar.

A diretora do Serviço de Gastrenterologia do IPO Lisboa, Isabel Claro, explicou que as neoplasias digestivas são muito frequentes, sendo uma causa major de mortalidade.

“A implementação de estratégias que visem a sua prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para a alteração desta realidade. De igual modo, a correta abordagem diagnóstica e terapêutica tem impacto na esperança e qualidade de vida dos doentes. Neste contexto, a integração entre os cuidados primários e hospitalares assume grande relevo e justifica a importância deste curso”, referiu Isabel Claro.

Este curso resulta de uma iniciativa conjunta dos Serviços de Gastrenterologia dos três Institutos Portugueses de Oncologia, tendo a primeira edição decorrido em 2015.

Ao longo do encontro, que se inicia pelas 8h30, vão ser abordados temas como ‘Doença do refluxo, esófago de Barrett’, ‘Gastrites. Quando e como vigiar?’, ‘Pólipos do cólon. Quando repetir a colonoscopia?’, ‘Casos clínicos’, ‘Nódulo hepático em ecografia. Como orientar?’, ‘Lesões sólidas e quísticas do pâncreas. Abordagem diagnóstica e orientação’ e ‘Carcinoma do cólon e reto. A importância da história familiar’.

O IPO Lisboa informa ainda que poderão ser submetidos casos clínicos, para apresentação e discussão, cujos resumos deverão ser enviados até ao dia 28 de abril.

A inscrição pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online para o efeito.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.