Crianças e jovens do IPO Lisboa participam em ensaio internacional

• 17 fevereiro 2022, quinta-feira

A partir de março, cerca de três dezenas de crianças e jovens com leucemia linfoblástica aguda (LLA), tratados no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), vão ter a possibilidade de integrar um ensaio clínico promovido pelo consórcio internacional ALLTogether.

Esta é a primeira vez que um grupo tão grande de doentes pediátricos seguidos no IPO Lisboa fazem parte do mesmo estudo internacional, no qual também participam crianças e jovens dos serviços de pediatria do IPO Porto e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O projeto de investigação conta ainda com o envolvimento de centros pediátricos oncológicos de vários países, como a Suécia, Irlanda, Alemanha, Reino Unido ou Países Baixos.

Em média, por ano, deverão integrar o ensaio clínico (estudo em que se avalia o efeito de um ou mais medicamentos para uso humano, a fim de apurar a respetiva segurança e eficácia) cerca de 35 crianças do IPO Lisboa. Estima-se que até ao final do projeto de investigação sejam abrangidas 150 crianças do instituto de um total de 300 no país inteiro.

Alguns dos objetivos deste ensaio clínico são encontrar formas de melhorar o tratamento das crianças com LLA (como o ajuste do tratamento com base na medição de atividade dos medicamentos ou a adição de novas terapêuticas), aferir a qualidade de vida dos doentes com LLA e o impacto do tratamento, avaliar a possibilidade de redução da intensidade terapêutica e a correspondente diminuição dos efeitos tóxicos da quimioterapia – a curto e a longo prazo.

O médico do Serviço de Pediatria do IPO Lisboa, Ximo Duarte, explicou que a “LLA corresponde a 30 por cento dos casos de cancro pediátrico diagnosticados por ano”, acrescentando que, “atualmente, a sobrevida de uma criança com LLA é de 90 por cento”.

O médico considerou que uma das vantagens de integrar estes projetos e suas redes internacionais é a escala: “O número de crianças e jovens envolvidos amplia a base de conhecimento para o tratamento de situações mais complicadas. Um caso raro que surja cá já pode ter aparecido duas ou três vezes em países com mais população”.