Criada Estratégia Nacional para a Promoção da Saúde Renal

  • 12 dezembro 2023, terça-feira
  • Gestão

Fotografia: Serviço Nacional de Saúde

A Estratégia Nacional para a Promoção da Saúde Renal e Cuidados Integrados na Doença Renal Crónica 2023-2026 já entrou em vigor e pretende contribuir para a melhoria de cuidados preventivos e terapêuticos neste setor.

De acordo com o diploma, publicado a 11 de dezembro em Diário da República, a Estratégia tem como foco servir “as pessoas que padecem de doença renal crónica e, mais amplamente, as pessoas que pertencem a populações vulneráveis e com risco de desenvolver doença renal crónica, com vista à equidade de acesso, segurança e qualidade na prestação de cuidados preventivos e terapêuticos”.

Com vista a promover a inovação centrada na pessoa, a Estratégia assenta em cinco eixos: “prevenção e acesso”, “personalização e segurança na prestação de cuidados”, “integração de cuidados”, “gestão de informação e avaliação de resultados” e “comunicação em saúde”.

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Promoção da Saúde, criou também a Comissão de Implementação e Monitorização da Estratégia Nacional para a Doença Renal Crónica “com a missão de definir, prosseguir e monitorizar o conjunto de medidas a implementar no cumprimento da estratégia agora aprovada”, lê-se no despacho.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.