Consulta Multidisciplinar de Dermite Atópica no CHULC

• 21 setembro 2022, quarta-feira
  • Gestão

A Consulta Multidisciplinar de Dermite Atópica, inserida no Centro de Responsabilidade Integrado de Dermato-venereologia do Hospital de Santo António dos Capuchos, é a primeira consulta de dermite atópica em Portugal certificada como centro de excelência e referência pela Global Allergy and Asthma European Network (GA²LEN) ADCARE initiative.

Esta consulta foi criada para responder às necessidades assistenciais dos doentes que sofrem com formas moderadas e graves de dermite atópica e integra duas avaliações consecutivas: uma avaliação por um enfermeiro e, posteriormente, por um dermatologista.

Nessa consulta é oferecida avaliação e tratamento dirigido a cada caso, estando disponível uma variedade de alternativas terapêuticas convencionais e inovadoras para responder à complexidade da doença.

A consulta decorre às segundas-feiras, das 8 às 13 horas, no Hospital de Santo António dos Capuchos, unidade que integra o Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (CHULC).

Os doentes podem ter acesso mediante referenciação do médico de família ou de qualquer médico do sistema de saúde, público ou privado, que considere haver indicação para este nível de cuidados.

A dermite atópica é uma das doenças inflamatórias crónicas de pele mais frequentes, afetando cerca de 20 por cento das crianças e sete por cento dos adultos. É uma doença física e emocionalmente debilitante para doentes e familiares, sendo causa de exclusão e absentismo social (laboral e escolar), prejuízo do desempenho escolar e profissional e gastos económicos avultados em tratamentos e consultas.