Consulta de Cardio-Oncologia do HDS distinguida internacionalmente

• 07 fevereiro 2023, terça-feira

A Consulta de Cardio-Oncologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) foi distinguida como “centro de excelência” nível prata pela Sociedade Internacional de Cardio-Oncologia.

Segundo a coordenadora da Consulta de Cardio-Oncologia, Mariana Saraiva, esta distinção resultou da avaliação de diversos critérios, que incluíram o volume de doentes avaliados por ano, a possibilidade de avaliação a curto prazo de novos doentes ou a participação em reuniões científicas e elaboração de trabalhos científicos nesta área.

Foi ainda avaliada a existência de um programa estruturado de Cardio-Oncologia, com rede de referenciação bem estabelecida dentro e fora da instituição, projetos de desenvolvimento e crescimento do programa de Cardio-Oncologia e divulgação da disciplina a nível nacional, nomeadamente através das sociedades científicas.

A Consulta de Cardio-Oncologia do HDS tem vários objetivos, destacando-se a prevenção e diagnóstico da doença cardiovascular no doente oncológico, decorrente do próprio cancro ou dos tratamentos; acompanhamento de doentes com doença cardíaca prévia, de modo a permitir-lhe completar os tratamentos oncológicos mais adequados sem descompensação da sua doença de base.

A diretora do Serviço de Oncologia do HDS, Sandra Bento, explicou que “muitos dos fármacos utilizados em Oncologia têm potenciais toxicidades cardíacas e a sua gestão proativa é fundamental para assegurar que o tratamento da doença oncológica se mantém”.

A referenciação dos doentes para a consulta parte maioritariamente das especialidades responsáveis pelo tratamento do doente oncológico no HDS (Oncologia, Pneumologia, Hematologia, entre outras), mas também é possível a referenciação a partir de um episódio de internamento, dos cuidados de saúde primários ou de outros hospitais.

Esta consulta realiza-se todas as quartas-feiras de manhã, sendo constituída por uma consulta de enfermagem, realização de uma eletrocardiograma e, posteriormente, consulta médica.

Relativamente ao futuro, a coordenadora da consulta adiantou que existem vários projetos, destacando-se o estabelecimento de um programa de vigilância de doença cardiovascular dos sobreviventes de cancro.