Comissão executiva prepara instalação da ULS da Região de Leiria

• 22 novembro 2023, quarta-feira

Fotografia: Online Marketing_Unsplash

Uma comissão executiva está a preparar a instalação da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, que deverá entrar em funcionamento a 1 de janeiro de 2024.

“De acordo com o Decreto-Lei n.º 102/2023, publicado no passado dia 7 de novembro, entrou em funções no dia 8 de novembro uma comissão executiva, constituída pelo presidente do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Licínio de Carvalho, o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Pinhal Litoral, Marco Neves, a diretora executiva do ACES do Médio Tejo, Diana Leiria, e o diretor executivo do ACES do Oeste Norte, João Gomes”, revelou o CHL em comunicado divulgado.

A comissão executiva, cujo mandato termina em 31 de dezembro, tem como objetivo “desenvolver todas as diligências necessárias” para que a nova Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) inicie o seu funcionamento a 1 de janeiro de 2024.

“Já participámos numa reunião dinamizada pela Administração Central do Sistema de Saúde, onde foram delineados os objetivos de todas as comissões executivas nomeadas para colocar em funcionamento as novas ULS propostas pela Direção Executiva do SNS [Serviço Nacional de Saúde]”, afirmou o coordenador da comissão executiva e presidente do CHL, Licínio de Carvalho, citado na nota de imprensa.

Segundo Licínio de Carvalho, a comissão executiva também se reuniu e já está no terreno a trabalhar para que a abertura da nova ULS seja uma realidade”.

Uma das tarefas desta comissão é a elaboração da lista nominativa do pessoal da ULS RL, “para posterior validação da tutela, bem como a criação do Plano de Desenvolvimento Organizacional para o triénio 2024-2026 e a definição do Contrato-Programa para 2024”.

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria integra o CHL, o ACES do Pinhal Litoral, os centros de saúde de Ourém e de Fátima (atualmente integrados no ACES do Médio Tejo), e os centros de saúde de Alcobaça e da Nazaré (do ACES do Oeste Norte).

“A integração dos ACES, hospitais e centros hospitalares já existentes no modelo das ULS constitui uma qualificação da resposta do SNS, simplificando os processos, incrementando a articulação entre equipas de profissionais de saúde, com o foco na experiência e nos percursos entre os diferentes níveis de cuidados, aumentando a autonomia gestionária, melhorando a participação dos cidadãos, das comunidades, dos profissionais e das autarquias na definição, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, maximizando o acesso e a eficiência do SNS”, lê-se no preâmbulo do Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro.