CIAV recebeu mais de 27 mil chamadas em 2023

Fotografia: INEM

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) teve um volume significativo de atividade em 2023, com mais de 27 mil chamadas recebidas ao longo do ano.

Este serviço, vital para lidar com situações de exposição humana a substâncias tóxicas, demonstrou um aumento na procura em comparação com anos anteriores.

As estatísticas divulgadas pelo CIAV revelam que das 27 049 chamadas recebidas, 34,3 por cento das chamadas estavam relacionadas com crianças, sendo que a maioria delas (61,9 por cento) tinha menos de cinco anos de idade.

Dos mais de 27 mil contatos recebidos, a grande maioria (94,1 por cento) estava relacionada com a exposição a pelo menos uma substância tóxica. As chamadas restantes (5,9 por cento) abordaram questões diversas, desde solicitações de informações sobre toxicologia até a emissão de pareceres técnicos.

De acordo com o INEM, em mais da metade dos casos (51,52 por cento) os sintomas já estavam presentes no momento do contato com o CIAV. No entanto, graças ao aconselhamento fornecido, 44,7 por cento das situações foram controladas no local, evitando o recurso a uma unidade de saúde.

As estatísticas também destacam a variedade de circunstâncias que levaram à exposição a substâncias tóxicas. Enquanto mais de dez mil casos reportaram uma exposição intencional, ocorrendo principalmente em adultos do sexo feminino entre 20 e 49 anos, aproximadamente 20 por cento dos incidentes foram atribuídos ao “erro terapêutico”, traduzido por dose incorreta, via de administração incorreta, administração à pessoa errada ou administração do fármaco errado, que afetou principalmente pessoas com mais de 70 anos.

Quanto à faixa etária entre o primeiro e o quarto ano de idade, os registos demostram que a grande maioria das exposições foram acidentais.

O CIAV é o único centro de intoxicações existente em Portugal, disponível através do número telefónico gratuito 800 250 250, 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.