CHVNGE realiza centésima termoablação da tiroide

• 29 novembro 2023, quarta-feira

Fotografia: Thirdman_Pexels

O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) realizou, no passado dia 20 de novembro de 2023, a centésima termoablação da tiroide, dois anos após ter sido pioneiro na introdução da técnica no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com a responsável pelo procedimento no CHVNGE, Teresa Dionísio, “a realização da centésima termoablação da tiroide, ao fim de dois anos desde o início da introdução da técnica, representa a rápida implementação de novas soluções e procedimentos no SNS, sendo o resultado de uma equipa altamente qualificada e preparada”.

Teresa Dionísio afirmou ainda que “este é um procedimento minimamente invasivo e com elevada taxa de sucesso em pacientes com nódulos da tiroide”.

A responsável explicou que “o procedimento, que usa o calor gerado a partir de corrente elétrica alternada de alta frequência, é direcionado para os nódulos, destruindo-os e reduzindo o volume em mais de 80 por cento”.

É também realizado em casos de nódulos malignos, estando previsto para o mesmo dia o tratamento de carcinoma da tiroide através desta técnica. Simultaneamente, permite o tratamento não invasivo, sem corte ou cicatrizes, realizando-se apenas com anestesia local, não sendo necessário recorrer ao bloco operatório, evitando internamentos, e permitindo ao utente regressar a casa duas horas após a intervenção, e evitar a necessidade de medicação crónica por remoção da tiroide, acrescentou.

No mesmo dia em que se realizou a centésima termoablação decorreu também um workshop internacional sobre o procedimento, que irá permitir uma maior disseminação deste tratamento em doentes com tumores na tiroide.