CHVNGE abre área dedicada à Reabilitação do Pavimento Pélvico

• 09 fevereiro 2023, quinta-feira

O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) inaugurou, no final de 2022, uma área dedicada à Reabilitação do Pavimento Pélvico, promovida pela equipa do Centro de Reabilitação do Norte (CRN).

De acordo com a diretora do CRN, Sofia Viamonte, “este espaço dedicado irá permitir uma resposta mais abrangente aos doentes com disfunção do pavimento pélvico, dando continuidade ao progressivo trabalho que tem sido realizado nesta área”.

A coordenadora da Unidade de Reabilitação de Acidentes Vasculares Cerebrais e uma das médicas fisiatras que se dedica à Reabilitação do Pavimento Pélvico no CRN, Marta Torres, explicou que “cada sessão de fisioterapia tem uma duração aproximada de 45 minutos e é realizada em regime de ambulatório, sendo que têm sido observados tanto doentes do sexo masculino, como do sexo feminino, doentes esses que podem ser encaminhados pelo médico de família ou por consulta de especialidade do CHVNGE”.

“A disfunção do pavimento pélvico pode causar perturbações da continência ou da eliminação urinária e/ou fecal e também da função sexual, perturbações essas que podem ser altamente estigmatizantes, afetando de forma muito negativa a vivência sociofamiliar e a qualidade de vida dos doentes. As suas causas são variadas, podendo surgir, por exemplo, durante a gravidez e após o parto, após cirurgias prostáticas, após tratamentos oncológicos, entre outros”, esclareceu Marta Torres.

Sofia Viamonte referiu também que a abordagem destes doentes no CRN “envolve uma equipa multiprofissional, que tem início com uma consulta médica do fisiatra, avaliação do quadro e prescrição de programa de reabilitação, se indicado, e posteriormente com intervenção por enfermagem”.