CHUSJ implementa novas medidas para melhorar uso de antibióticos

Fotografia: Christine Sandu_Unsplash

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) implementou novas ferramentas de avaliação e intervenção sobre o uso de antimicrobianos, permitindo identificar o uso excessivo de ceftriaxone no tratamento da Pneumonia da Comunidade em utentes internados.

Para além disso, também facilitou o desenho de uma intervenção para diminuir o uso desse antibiótico nesse contexto.

Estas medidas foram implementadas no âmbito do DRIVE-AMS, projeto europeu de gestão de antimicrobianos.

Este projeto tem como objetivo a capacitação de diferentes instituições hospitalares dentro de cada país com ferramentas acessíveis para a avaliação da qualidade do uso de antimicrobianos, identificação dos principais problemas de prescrição e planeamento de intervenções guiadas por dados.

De acordo com o centro hospitalar, elementos do CHUSJ integram a equipa portuguesa deste projeto europeu.

Após uma formação de formadores no primeiro trimestre de 2023 em Nijmegen, Países Baixos, a equipa portuguesa irá dar formação nessa área a vários hospitais nacionais que virão a ser incluídos como parceiros do projeto.