CHULN e CHULC garantem urgência metropolitana de Gastro e Urologia

A urgência metropolitana de Gastroenterologia e Urologia em Lisboa passa a partir desta segunda-feira a ser garantida durante o dia pelos centros hospitalares universitários Lisboa Norte (CHULN) e Central (CHULC) e à noite funcionará em polo único, com rotação semanal.

Segundo anunciou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), à noite (20 horas / 8 horas) a urgência metropolitana destas duas especialidades funcionará em polo único, a rodar semanalmente, mas enquanto a Gastrenterologia será em prevenção, a Urologia será em presença física.

Na Urologia, o polo que não estiver ativo no horário noturno mantém-se, contudo, de prevenção, em apoio aos doentes internados e aos que se encontrem na urgência externa do respetivo hospital, até às 20 horas, sob responsabilidade desta especialidade.

Nas restantes instituições da Área Metropolitana de Lisboa deverá ser aplicada a solução discutida com a comissão executiva criada pelo Ministério da Saúde para rever a organização das urgências em Lisboa e Porto e pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, “sendo que será alvo de monitorização contínua pela DE-SNS, com o objetivo da maioria dos doentes poder ser observado e tratado em proximidade”.