CHULC abre Clínica de Atendimento Pré-Operatório de pediatria

• 05 junho 2023, segunda-feira

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) criou uma Clínica de Atendimento Pré-Operatório (CAPO), no início de maio, no Hospital de Dona Estefânia, destinada aos utentes pediátricos.

O objetivo passa por concentrar todas as etapas prévias à cirurgia, tais como consultas e exames, num único dia.

Desta forma, após o agendamento da cirurgia, são marcadas as consultas pré-operatórias (de anestesiologia, outras consultas médicas, sempre que solicitado, e as de enfermagem), e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (análises e raio-x, por exemplo) para o mesmo dia, até 72 horas antes da intervenção cirúrgica.

À semelhança da CAPO para adultos que funciona no Hospital de São Lázaro desde junho de 2021, a CAPO Pediatria tem como objetivo oferecer uma resposta integrada no menor tempo possível, tornando o percurso assistencial mais fácil e cómodo para os utentes e respetivas famílias, com impacto na qualidade e na eficiência dos serviços.

Esta é uma nova forma de organização que permite melhorar o acesso e diminuir os cancelamentos de cirurgias no próprio dia, contribuindo para melhorar os agendamentos nos blocos operatórios.