CHUCB utiliza cardioversores desfibrilhadores implantáveis

• 23 novembro 2023, quinta-feira

Fotografias: Centro Universitário Hospitalar Cova da Beira

O Serviço de Cardiologia do Centro Universitário Hospitalar Cova da Beira (CHUCB) iniciou a implantação de cardioversores desfibrilhadores implantáveis, vulgarmente conhecidos por desfibrilhadores cardíacos, usados na prevenção da morte súbita e no tratamento de arritmias malignas.

Após a inauguração da Unidade de Pacing e Arritmologia, em maio de 2016, que permitiu realizar até ao momento cerca de 980 procedimentos nesta área, “o CHUCB tem consolidado a sua experiência no implante e acompanhamento de dispositivos cardíacos, situação que lhe permitiu agora a progressão para a implementação desta nova técnica fundamental”, lê-se em comunicado enviado à redação.

O cardioversor desfibrilhador implantável (CDI), semelhante a um pacemaker, mas com funcionalidades adicionais e indicações específicas, desempenha um papel crucial na prevenção da morte súbita, pois monitoriza continuamente o coração, fazendo o diagnóstico e permitindo o tratamento imediato de arritmias potencialmente fatais.

De acordo com o CHUCB, os candidatos a receber o CDI são doentes com risco cardiovascular elevado, abrangendo diversas patologias cardíacas, incluindo doença coronária, doenças do músculo cardíaco e doenças arrítmicas primárias.

Para a implantação destes dispositivos no CHUCB, o Serviço de Cardiologia conta com uma equipa multidisciplinar composta por um médico cardiologista, enfermeiros, técnicos de cardiopneumologia e técnicos de radiologia.

Após o implante, o acompanhamento é feito pela Unidade de Pacing e Arritmologia do hospital, em colaboração com o médico cardiologista assistente do utente.

O coordenador da Unidade e responsável pela introdução da técnica, Bruno Rodrigues, referiu que “este investimento potencia a diferenciação atual do Serviço de Cardiologia do CHUCB”, considerando que tudo evoluiu de forma equilibrada e que “nada seria possível sem o apoio de todas as pessoas envolvidas desde maio de 2016, altura em que foi implantado o primeiro pacemaker no CHUCB”.

O centro hospitalar disse ainda que o Conselho de Administração continuará a potenciar os recursos do serviço e o desenvolvimento de novas valências, esperando que muito em breve possa iniciar o funcionamento da Unidade de Cardiologia de Intervenção, dotada com a Via Verde Coronária.