CHUCB inicia programa de telemonitorização de doentes

• 04 fevereiro 2022, sexta-feira

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) iniciou a implementação do “Programa Integrado de Telemonitorização de Doentes com Multicronicidades” destinado a doentes com uma ou várias patologias crónicas, entre as quais hipertensão arterial, diabetes, obesidade e doenças do foro respiratório, ao abrigo do “Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes do SNS”, promovido pelo Ministério da Saúde.

O programa, que monitoriza 50 doentes em simultâneo, resulta de uma parceria entre o CHUCB e os cuidados de saúde primários, a qual permite o acompanhamento permanente e sistemático destes doentes, através do recurso a dispositivos de telemonitorização, teleconsultas com médicos da especialidade e até apoio ao domicílio.

A participação ativa dos doentes neste programa integrado irá, ainda, potenciar um aumento da literacia em saúde, dado que desta forma estarão mais capacitados e sensibilizados para a medição dos seus próprios indicadores de saúde, o que lhes possibilitará intervir conscientemente na autogestão da sua condição crónica, optando por comportamentos mais preventivos.

Aos doentes que integram o programa é disponibilizado, de forma gratuita, um kit constituído por smartphone, balança, termómetro, glucómetro, esfigmomanómetro, oxímetro e relógio/pedómetro, tendo este último ainda a funcionalidade de realização de electrocardiogramas.