CHUCB certificado como centro de excelência em cirurgia endoscópica da coluna

O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) recebeu o selo de qualidade que o certifica como centro de excelência em cirurgia endoscópica da coluna, atribuído pela RIWOSpine, uma das academias de endoscopia de coluna mais conceituadas a nível internacional. 

Esta referenciação de excelência é atribuída aos centros que reúnem características como condições logísticas otimizadas, alto volume de cirurgias, elevado grau de complexidade das cirurgias, produção científica e formação de cirurgiões de outros hospitais.  

Com tecnologia e equipamentos de topo, cerca de 140 endoscopias realizadas no tratamento de patologia lombar e cervical desde julho de 2020, vários trabalhos publicados em congressos e revistas internacionais e a prestar formação e apoio cirúrgico a vários ortopedistas e neurocirurgiões de todo o país, o CHUCB tornou-se assim no primeiro centro de excelência em cirurgia endoscópica da coluna de toda a Península Ibérica. 

A cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica inovadora que tem como objetivo a descompressão das estruturas neurológicas, medula e raízes nervosas, através de uma abordagem minimamente invasiva, muito menos agressiva para o doente e por isso também mais segura, com internamentos mais curtos (regra geral de um dia), menos complicações associadas, praticamente sem risco de infeção e capaz de proporcionar uma recuperação mais rápida e com menos dor. 

Também através desta abordagem endoscópica minimamente invasiva, o Serviço de Ortopedia do CHUCB intervencionou pela primeira vez, no dia 20 de abril, uma hérnia cervical. Esta cirurgia permite tratar patologia cervical evitando fusões de disco, que nas indicações corretas traz vários benefícios para a recuperação do doente.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.